POLO DE LINGERIE

A cidade de Nova Friburgo é considerada a maior produtora de moda íntima / lingerie do país, segundo a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Nela estão presentes mais de 1.300 fábricas de lingerie, com a maior parte delas sediadas em Conselheiro Paulino e Olaria. Produzem cerca de 125 milhões de peças por ano, representando 25% da produção nacional. 14% das empresas do pólo trabalham com exportação, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

Atualmente o pólo de lingerie gera em torno de 20 mil postos de emprego, sendo eles diretos e indiretos. Nova Friburgo conta ainda com aproximadamente 160 lojas do segmento lingerie, moda praia, fitness e roupas de dormir.

Boa parte das lojas encontram-se no bairro de Ponte da Saudade, bem na chegada da cidade para quem vem do Rio de Janeiro e Olaria, na Rua Raul Veiga, onde recebem centenas de ônibus de turismo em busca de variedade, qualidade e preço acessível.
Os meses onde mais atraem compradores no pólo são Maio, Junho e Dezembro, em decorrência do Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

A primeira indústria têxtil de lingerie a chegar em Nova Friburgo foi a antiga Fábrica Filó no ano de 1925. O proprietário era Otto Siems e tinha também a extinta fábrica Arp como principal acionista.

De acordo com Marcelo Porto, Presidente do Sindicado das Indústrias do Vestuário – SINDVEST, em 1982 uma crise econômica causou a demissão de cerca de 600 costureiras do setor, acarretando no surgimento de diversas microempresas ao longo dos anos até se tornar pólo do setor.

Com a grandiosidade e sucesso do pólo de moda íntima, Nova Friburgo sedia todos os anos a feira mais bem sucedida do setor de lingerie dia/noite, fitness, moda praia e matéria prima da América Latina, a Fevest.

O evento conta com aproximadamente 190 estandes de expositores, oferendo oportunidades para empresas do ramo, além de desfiles e as maiores tendências da atualidade.

Sutiã Novo

© 2020 SINDVEST. Todos os direitos reservados.