POLO DE LINGERIE

A cidade de Nova Friburgo e região são considerados as maiores produtoras de moda íntima/lingerie do país, segundo a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil.

Na abrangência de 12 municípios atendidos pelo SINDVEST, estão presentes 3.094 fábricas de lingerie, com portes que vão desde MEI, Microempresa e Pequenas Empresas até empresas de grande porte. Em Nova Friburgo a maior parte dessas indústrias produzem cerca de 336 milhões de peças por ano, representando 35% da produção nacional. E, ainda, 14% das empresas do polo trabalham com exportação, principalmente para os Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai, entre outros.

Atualmente o polo de lingerie gera em torno de 28 mil empregos diretos, sendo 80% da mão de obra e liderança representadas por mulheres. Nova Friburgo conta ainda com a menor taxa de desemprego entre o sexo feminino.

Sendo indicada, pela Faperj, ao registro junto ao INPI, de reconhecimento de Indicação Geográfica de Procedência para produtos de moda íntima do Estado do Rio de Janeiro, não há dúvidas de que a Capital Nacional da Lingerie é aqui!