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Sindvest News

E-newsletter semanal para o setor do vestuário de Nova Friburgo e Região - Edição 13.2024

Edição 1.2024 - Sindvest News Logo do Sindvest - Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região


COSTURANDO SUCESSO

Eduardo Cristian palestrando no evento Costurando Sucesso, realizado no Firjan Senai Espaço da Moda, 09 de dezembro.

No último dia 09, segunda-feira, recebemos Eduardo Cristian e a Jessica Holanda para uma noite de muito conteúdo e conhecimento, aqui no Sindvest. Um evento promovido com o intuito de proporcionar aos empresários um momento de imersão e também de solidariedade, onde o valor dos ingressos foi convertido em 150 cestas de natal que serão doadas a 3 instituições da cidade.


Queremos agradecer a todos que estiveram presentes, e nos surpreendemos com a casa cheia! E também pela participação neste ato de carinho, para levarmos a 150 famílias um pouco do espírito natalino.



 

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE


No último dia 5, quinta-feira, aconteceu a 5º Conferência Municipal de Meio Ambiente, que tratou sobre o assunto das mudanças climáticas, que vem afetando diretamente todo o país.


Nesta etapa, os participantes se dividiram em 5 grupos para elaboração de propostas de intervenção, que serão apresentadas no etapa nacional, ainda sem data.


Foram selecionadas 10 propostas, que abordam os temas:


1- Mitigação - redução da emissão de gases de efeito estufa. 2- Adaptação e preparação para desastres- prevenção de riscos e redução de perdas e danos. 3- Justiça Climática- superação das desigualdades. 4- Transformação ecológica- descarbonização da economia com maior inclusão social. 5- Governança e Educação Ambiental - participação e controle social.



 

TAXA DE CONTRIBUIÇÃO PATRONAL

Conforme incluida na CCT 2024-2026, a cláusula 33 compete ao pagamento, anual, do valor de R$ 280,00 por empresas que NÃO são associadas ao sindicato, para manutenção da mesma.


Começamos o envio para os e-mails das empresas e o prazo de pagamento é 30/12.


Conforme comunicado anterior, se a sua empresa é associada ela não receberá a cobrança.


 

POR QUE ASSOCIAR MINHA EMPRESA?

As empresas associadas passam a contar com benefícios e serviços exclusivos, além de acesso facilitado a serviços em condições especiais. Destacamos dentre os principais motivos para se associar: fortalecimento do polo de lingerie de Nova Friburgo, descontos em benefícios, informação e network.


Quem pode se associar?


Empresas (ME, EPP, Demais) e pessoas (MEI) que exerçam atividade enquadrada no CNAE de confecção e demais atividades relacionadas a indústria de confecção poderão se associar como ASSOCIADO (valor de associativismo com base na quantidade de funcionários registrados no CNPJ associado).

Empresas (ME, EPP, Demais) e pessoas (MEI) que exerçam atividade diversa, que tenha relação com confecção (Ex.: fornecedores de matéria-prima e serviços, instituições de ensino e bancária, prestadores de serviço em geral), poderãoa se associar como COLABORADOR (valor fixo de R$ 42,00/mês).


Como faço para me associar ao Sindvest?


Através de preenchimento de dados da empresa pelo link abaixo, conforme sua categoria:



Quem se beneficia com a associação?


Todos se beneficiam: a empresa, seus funcionários e dependentes.


 
COMUNICADO SOBRE FÉRIAS COLETIVAS


 
MINUTO CONTÁBIL


Relatório de Saúde e Segurança do Trabalho

 

            Os Relatórios de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são documentos essenciais que compilam dados, análises e informações sobre as condições de trabalho, medidas preventivas, e ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais dentro de uma empresa.

 

            Estes relatórios são cruciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e em conformidade com as regulamentações legais. É através deles que identificamos os exames necessários a serem realizados pelos colaboradores em sua admissão, demissão e nos exames periódicos.

 

Importância dos Relatórios de SST para as Empresas

 

·         Prevenção de Acidentes e Doenças: Ao identificar padrões e áreas de risco, os relatórios contribuem para a implementação de medidas preventivas eficazes, reduzindo a incidência de acidentes e doenças ocupacionais.

 

·         Melhoria das Condições de Trabalho: Fornecem uma visão clara das condições de trabalho, permitindo a empresa identificar e corrigir deficiências, melhorar o ambiente de trabalho e promover a saúde e o bem-estar dos funcionários.

 

·         Redução de Custos: A redução de acidentes e doenças pode diminuir os custos relacionados a licenças médicas, indenizações, e perda de produtividade. Investir em saúde e segurança é uma forma de prevenir despesas imprevistas e impactantes.

 

·         Reforço da Imagem da Empresa: A reputação de uma empresa que prioriza a saúde e segurança pode atrair talentos, clientes e parceiros comerciais. Demonstrar compromisso com a segurança no trabalho melhora a imagem corporativa e a responsabilidade social.

 

       Estes relatórios devem ser gerados por profissionais habilitados, devendo a empresa entrar em contato com as Clínicas de Medicina do Trabalho, para realizar orçamento e solicitação do serviço.

           

       Os relatórios de SST são exigidos para toda empresa que possui ao menos um funcionário registrado. Empresas que não possuem colaboradores estão isentas da realização destes relatórios.

 

Meta Contábil



 


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Av. Conselheiro Julius Arp, 85 Centro - Senai Moda

(22) 99205-2002 / (22) 99207-4687

Edição 2 - Setembro 2024

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