SINDVEST - SINDVEST

O projeto “Aglomerador de etiquetas” desenvolvido por um grupo de alunos do SENAI Friburgo foi o vencedor do Desafio #MandaProSENAI. O projeto busca solucionar um problema sinalizado pela empresa de confecção Lucitex, associada ao Sindvest. O “Aglomerador de etiquetas” é um novo dispositivo para soldar etiquetas com composições químicas diferentes (poliéster, algodão, poliamida), facilitando e agilizando o processo produtivo.

Participaram do Desafio #MandaproSENAI estudantes de Cursos Técnicos de cinco unidades SENAI no estado do Rio: Nova Friburgo, Niterói, Resende, Petrópolis e IST Automação e Simulação. Os alunos trabalharam em cima de 34 problemas propostos por 15 empresas de todo o estado na realização de seus projetos integradores de fim de curso. Além da Lucitex, o Sindvest e a Elas Ecomodas sinalizaram questões que impactam a produção no segmento de confecção.

A apresentação do “Aglomerador de etiquetas” feita pelos alunos Agenor Almeida, Andressa Gouvêa, Débora Esther, Franciellen Thurler e Ketlin Ribeiro, com orientação do instrutor Leandro Oliveira, recebeu a maior votação na página do SENAI no Facebook e venceu a concorrência de um total de 23 projetos. O prêmio será um curso de até 16h sobre tema relacionado a projetos integradores, como "Design Thinking", "Insighting", "Empreendedorismo" e "Inovação".

Confira aqui o vídeo do projeto vencedor.

Também associada ao Sindvest, a Elas Ecomodas apoiou o projeto “Elas Presevando”, que inclui estudo e implantação de um berçário 100% sustentável para plantio de mudas da mata atlântica no Parque Municipal de Nova Friburgo, utilizando lixo têxtil e resíduos, como pneus e engradados de bebidas inutilizados.

Com apoio do sindicato, os alunos do SENAI desenvolveram a plataforma Barter, um aplicativo que tem como objetivo fazer a ponte entre áreas distintas da moda que buscam serviços e insumos com custos reduzidos. A ferramenta é voltada para empresários, costureiras, faccionistas, modelistas, mecânicos de máquina de costura, vitrinistas, técnicos do vestuário e profissionais autônomos.

Conheça alguns dos projetos que participaram do Desafio #MandaProSENAI.

A FIRJAN Internacional fará uma apresentação sobre o Proex, principal instrumento de financiamento no comércio exterior de bens e serviços. O evento acontecerá no dia 6 de outubro, das 10h às 12h30, na sede da Federação (Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro).

Voltado principalmente ao apoio de micro, pequenas e médias empresas, o Proex permite financiar as exportações com seguranças, alavancar as vendas e aumentar seus lucros. Entre as vantagens para o empresário, está a concessão de prazo ao importador para o pagamento, com recebimento à vista pelo exportador, além da rapidez na aprovação do financiamento pelo Banco do Brasil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando aqui. Confira a programação:

10h
Credenciamento

10h30
Abertura

10h35
Proex Financiamento, 25 anos de apoio às exportações de bens e serviços

12h30
Encerramento

Quatro alunos de Nova Friburgo passaram para a final da competição Desafio Senai Projetos Integradores que acontece em novembro, em Brasília, com a criação de um projeto para pessoas com deficiência nos membros inferiores. O Kit Acesse é um dispositivo eletromecânico que pode ser instalado em máquinas de costura que tenham o motor elétrico convencional com embreagem mecânica ou Direct Drive – que é um tipo de motor com acionamento direto, ou seja, não precisa de elementos de fixação ou de transformação de energia.

O kit é dotado de um pequeno controle analógico, similar aos utilizados em joysticks para jogos eletrônicos, ligado a uma placa receptora de sinais que converterá o movimento feito pelo operador em micromovimentos a serem realizados por um motor de passo, sendo este acoplado ao motor da máquina de costura.

O controle analógico fica posicionado para ser usado pela mão direita do usuário e poderá ter seu posicionamento ajustado visando a melhor ergonomia do operador. Toda a arquitetura eletrônica e de controle do projeto foi feita em Arduino, uma plataforma de prototipagem, dotada de placa única e oferecida como um hardware livre.

A solução é fruto do trabalho de José Felipe de Carvalho Araújo e Ramom Souza da Silva, estudantes do curso técnico em Automação; e de Pedro Augusto de Souza Miranda e Wellyson Gomes Amorim, que cursam o técnico em Vestuário. De acordo com estimativas dos estudantes, o custo de produção do Kit Acesse será baixo, tornando o projeto uma alternativa viável.

Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest) acredita que a inovação permitirá uma inclusão do trabalhador e beneficiará as 1900 empresas que fazem parte cadeia produtiva do setor.

“O projeto permitirá a acessibilidade e a inclusão verdadeira das pessoas com deficiência nas confecções, inclusive permitindo a descoberta de uma nova força de trabalho que não era prestigiada devido a operação tradicional das máquinas de costura”, afirmou.

Fonte: G1

A publicação do decreto 42.272, hoje, no Diário Oficial do Município do Rio, estabelecendo novas regras para a circulação de veículos de carga e de operação de carga e descarga na cidade do Rio de Janeiro, foi considerada acertada pelo Sistema FIRJAN, por eliminar restrições de circulação de caminhões em diversas vias do município no horário compreendido entre 6h e 20h.

A FIRJAN destaca que, com o novo decreto, a Prefeitura do Rio demonstrou compreender as argumentações apresentadas por entidades empresariais, já que as medidas restritivas atingiam cerca de 100 mil empresas, responsáveis por 2 milhões de empregos, representando 80% da atividade econômica do município.

A medida revogou o decreto 42.242, publicado em 15 de setembro, que ampliava por tempo indeterminado as restrições logísticas de circulação nas vias da cidade em vigor desde 18 de julho, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Com o novo decreto, a prefeitura garante as condições mínimas necessárias para o abastecimento da cidade e o funcionamento do porto do Rio (maior arrecadador de ICMS do estado) e dos aeroportos Internacional Tom Jobim/Galeão e Santos Dumont. Foram mantidas restrições à circulação de caminhões em horários de pico, a fim de minimizar o impacto na mobilidade urbana e na vida do cidadão, em especial no Centro da cidade.

Entre os pontos positivos do novo decreto está o fim das restrições para circulação de veículos de carga na Avenida Brasil, com exceção para caminhões cegonhas e de combustíveis. Os caminhões voltam a circular pelas vias das zonas Sul e Norte e, no Centro da cidade, em horários pré-determinados.

O decreto 42.272 também traz a criação de uma Comissão Especial, com representantes do setor produtivo e da Prefeitura, para estudar novas regras da distribuição de cargas no município.

Além da FIRJAN, participaram das negociações com a Prefeitura a Associação Comercial do Rio de Janeiro, Federação dos Transportes de Carga do Estado do Rio de Janeiro, Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes, Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro e Associação dos Usuários do Porto do Rio de Janeiro.

O Sistema FIRJAN destaca ainda que a distribuição urbana de cargas possui pouca influência sobre problemas de mobilidade urbana no Rio, o que ocorre principalmente pela concentração de atividades no Centro e Zona Sul e por limitações de transporte público.

Para a melhoria na mobilidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as férias escolares e o recesso em algumas atividades públicas tiveram uma contribuição maior do que as restrições logísticas, que já existem na cidade desde a década de 1990.

Veja posicionamento e atuação da FIRJAN sobre o decreto 42.242

Acesse o Diário Oficial da Prefeitura do Rio, edição de 21 de setembro de 2016

Fonte: Sistema FIRJAN

O Senai Cetiqt está com inscrições abertas para cursos técnicos a distância. As matrículas para "Técnico em Vestuário" acontecem entre 26 e 28 de setembro. Já as inscrições de "Técnico Têxtil" ocorrem entre 16 e 19 de outubro.

O curso de “Técnico Têxtil” tem como objetivo capacitar o aluno a planejar e coordenar os processos têxteis, controlar a qualidade e as características dos produtos, e desenvolver novos produtos e processos, seguindo normas e procedimentos de qualidade, de meio ambiente, de saúde e segurança do trabalho.

Como “Técnico em Vestuário”, o profissional deve implementar e supervisionar o processo produtivo de confecção e participar do desenvolvimento do produto, de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança do trabalho, princípios de gestão da qualidade e de preservação ambiental.

As aulas em “Técnico em Vestuário” terão início em 03 de outubro e “Técnico Têxtil” em 24 de outubro.

Para mais informações, acesse o site do Senai Cetiqt.

Fonte: Abit

Sexta, 16 Setembro 2016 14:33

BNDES AMPLIA FINANCIAMENTO PARA EXPORTADORES

Escrito por

As empresas exportadoras de pequeno e médio portes e as companhias “médias-grandes” terão contarão com um benefício a mais. O BNDES aprovou novas condições de financiamento aos exportadores brasileiros no âmbito da Linha “BNDES Exim Pré-embarque”, voltada à produção interna de bens a serem enviados ao exterior.

As companhias com faturamento bruto anual até R$ 300 milhões passarão a contar com financiamentos 100% atrelados à TJLP (a taxa de juros de longo prazo do BNDES, atualmente em 7,5% ao ano). As participações máximas do Banco também foram ajustadas, para 70% em todos os casos.

Para as empresas exportadoras de grande porte (faturamento acima de R$ 300 milhões por ano), serão ampliadas as participações em moeda de mercado (SELIC), que passarão a 70% para os bens de capital e 100% para os bens de consumo.

Saiba mais sobre o financiamento.

Fonte: Abit

O Mega Polo Moda, localizado na região do Brás, na cidade de São Paulo, é um dos maiores shoppings atacadistas de América Latina. Para a temporada Verão 2017 as mais de 350 marcas instaladas no centro comercial apostam na tendência das candy colors.

A cartela de cores remete aos doces mais açucarados e traz nos tons pastéis um ar de frescor presente nas peças masculinas, femininas e infantis. Há modelos estampados e listrados que, combinados com acessórios clássicos e metalizados, resultam em produções informais.

Fonte: Abit

Se antes você mantinha uma coleção de tops cropped no guarda-roupa, prepare-se para substituí-los por sutiãs. Mas não na versão tradicional da lingerie; a proposta da vez é incorporar as peças de pouquíssimo tecido em looks sofisticados e com muita pele à mostra.

Altuzarra, Victoria Beckham, Tibi e Alexander Wang foram só algumas das marcas que, nas passarelas da semana de moda de Nova York, apostaram nos sutiãs deluxe para o dia: às vezes com calças e saias de cintura altíssima, às vezes com bottoms que deixam o umbigo à mostra.

Com babados, recortes, amarrações, estampas ou minimalistas, vale tudo no verão 2017.

Fonte: Vogue Brasil

O bom e velho jeans deverá ganhar novos contornos na próxima estação: segundo as passarelas da semana de moda nova-iorquina, vestidos feitos de denim prometem ser hit no verão 2017.

Carolina Herrera, Jonathan Simkhai, 3.1 Phillip Lim, Adam Selman e Alexander Wang foram algumas das marcas que apostaram na matéria-prima para as peças típicas da estação mais quente do ano.

A vibe invadiu até mesmo as passarelas de quem não quis abrir mão da leveza dos tecidos, caso de Victoria Beckham e Jason Wu, que apostaram apenas no tom do blue jeans em itens selecionados da coleção. Entre no clima ao longo da página.

Fonte: Vogue Brasil

O SINDVEST convida os empresários e profissionais do setor para o workshop “Liderança e Gestão em Tempo de Crise”, que ocorrerá no dia 23 de setembro, às 17h, no SENAI Espaço da Moda (Av. Julius Arp, 85, auditório - Centro, Nova Friburgo /RJ), onde o subcomandante do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, tenente-coronel Maurílio Gomes, falará sobre gestão de equipe de alto desempenho.

No encontro, o subcomandante passará sua experiência nas situações complexas vividas nos seus 15 anos no Bope. Além disso, abordará os impactos da crise nas empresas e como motivar sua equipe para evitar a queda de produtividade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do telefone (22) 2524-1606 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
img logo rodape

22 2523-8531 . 22 2533-2279

Rua Ariosto Bento de Melo, 65 . lojas 03 e 04

Centro . Cep 28610-100 . Nova Friburgo . RJ

Sindicato filiado ao:

img logo firjan

Apoio:

img logo cni img logo sebrae img logo moda